Pages

terça-feira, 7 de julho de 2009

Panquecas Americanas do Fabio da GM

Panqueca é um tipo de massa frita em pouco óleo sobre uma chapa ou frigideira quente, feita basicamente com ovos, farinha e leite. Existem muitas variações regionais de panquecas, algumas contendo fermento ou outros ingredientes. As panquecas estilo americano levam geralmente chocolate ou mel como molho, acrescentando um sabor especial e doce às panquecas, ou American Pancakes, como são chamadas nos Estados Unidos. Nos Estados Unidos e Canadá o xarope de bordo é o complemento mais freqüentemente utilizado.

A receita abaixo é do Fabio da GM e ele conseguiu na The Original Pancake House ( http://www.originalpancakehouse.com/phm_pancakes2.html ), ele conheceu uma das garçonetes e ela muito gentil passou a receita secreta prá ele. Agora ele resolveu abrir o segredo para os leitores do Prato da Casa. Durante nossa conversa sobre o assunto ele disse:

"Sim, sim... Parece que foi ontem quando cheguei em Chicago, às vésperas de um feriado de Thanks Giving, em um outono gelado no hemisfério norte. Poucos dias antes, quando ainda estava em Detroit, presenciei a quebra de um recorde: o dia em que havia nevado mais cedo no ano em toda a história daquela cidade: 11 de Outubro... Um inverno rigorosíssimo se aproximava. Mas, voltando a Chicago, uma recordação que sempre me vem à cabeça quando o frio se mostra mais intenso é a das Pancakes que eram meu café da manhã em Chicago, na Pancake House, próximo à badaladíssima Magnificent Mile, onde após saborear meu maravilhoso breakfast, eu me dedicava ao inebriante hábito do consumo desenfreado... Tempos felizes foram aqueles!".


Ingredientes

  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo;
  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • 2 colheres de chá de fermento;
  • 1/2 colher de chá de sal;
  • 2 ovos grandes;
  • 1 1/2 xícara de leite;
  • 3 colheres de sopa de óleo ou manteiga derretida;

Preparo da Massa

  1. Misture os ingredientes secos em uma vasilha grandes;
  2. Misture em outra vasilha os ingredientes líquidos. Todos à temperatura ambiente;
  3. Aos poucos misture os ingredientes líquidos aos secos. Homogeneizar a mistura;
  4. Aguarde 30 minutos para que o fermento comece agir;

Preparo da Panqueca


  1. Pré aqueça uma frigideira pequena antiaderente, levemente untada com 1/4 de uma colher de chá de óleo vegetal;
  2. Despeje 1/2 concha de massa sobre a frigideira (use o fogo médio baixo). Durante o cozimento a massa vai borbulhar, é nesse momento que você deve com o auxilio de uma escumadeira iniciar a virar a panqueca;
  3. Asse a massa dos dois lados até ela ficar "bronzeada". Sirva acompanhada de geléia, mel, Karo ou Maple Syrup (http://www.maplesyrupstore.com/ );
  4. Repita o processo. Essa receita rende aproximadamente 10 panquecas;

2 comentários:

Flavia disse...

Essas panquecas são uma delícia a qualquer hora! Eu gosto também com geléia de morango Bonne Maman (http://www.bonne-maman.com/).

Anônimo disse...

As panquecas que aparecem neste Blogger são realmente deliciosas. É impossível comer uma só. Parabens aos dois jovens pela receita tão saborosa. Gosto delas só com manteiga ou com uma calda de chocolate.